Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

José Guerra Vicente - O Compositor e sua obra - livro

José Guerra Vicente - O Compositor e sua obra 
Elizete Higino
Plurarte
( acompanha CD )

onde adquirir o livro: PLURARTE

José Guerra Vicente (Almofala, Portugal, 1906 – Rio de Janeiro, Brasil, 1976) – veio para o Brasil com a idade de onze anos, adquirindo toda a sua formação musical no Rio de Janeiro. Participou do Movimento Musical Renovador (1963/1964) e foi membro da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. Em 1960, sua Sinfonia Brasília obteve o primeiro prêmio (empatado com Guerra-Peixe e Cláudio Santoro), num concurso organizado pelo Ministério da Educação. Em 1968, venceu o Concurso Nacional Francisco Braga com a Abertura Sinfônica. 
Sua vasta produção musical apresenta 3 sinfonias; um concerto para violoncelo; um concerto para trompete; sonatas para violino e piano; clarinete e piano; violoncelo e piano; Carnaval carioca, para grande orquestra, duos; um trio de cordas; um quarteto de cordas e peças para flauta, clarineta, oboé, violão, viola, violoncelo, piano e voz. Além da biografia do compositor, o livro inclui dados biográficos relativos à sua esposa Giselda Baptista Guerra, que foi a principal intérprete de sua música vocal. O ponto alto do trabalho é o Catálogo de obras de José Guerra Vicente, acompanhado de grande documentação iconográfica. O livro contém, também, um CD (GLBCD23) com as seguintes obras: Divertimento (1964), para dois violoncelos. Augusto Guerra Vicente e Norma Parrot Guerra Vicente, violoncelistas Divertimento (1971), para oboé e violoncelo. José Medeiros, oboísta e Antonio Guerra Vicente, violoncelista. Elegia (1932), para violoncelo e piano. Antonio Guerra Vicente, violoncelista e Alda de Mattos, pianista. Quarteto de Cordas (1963). Quarteto de Brasília. Ludmila Vinecka e Cláudio Cohen, violinistas; Glêsse Collet, violista e Antonio Guerra Vicente, violoncelista. Agora clique aqui e veja o catálogo completo de obras de José Guerra Vicente.


Obras de José Guerra Vicente para violoncelo :
Sonata - cello e piano
Cenas Cariocas - cello e piano
Elegia - cello e piano
Divertimento - oboé e cello
Concertino - cello e orquestra de cordas
Concerto - cello e orquestra


Todas as partituras estão à diposição no Banco de Partituras da Academia Brasileira de Música


Todas as informações acima foram retiradas  do site  http://www.estudioglb.com.br , ou fornecidas pelo violoncelista Antonio Guerra Vicente , a quem dedico meu mais profundo agradecimento .

Nenhum comentário:

Postar um comentário